Facebook Instagram Linkedin Youtube

Tecnologia na produção de carne de alto padrão

Por Isabela Rocha
14 julho 2021 - 10:53 | Atualizado em 14 julho 2021 - 16:18

pecuaria

Muita das vezes as tecnologias que influenciam a qualidade da carne com o marmoreio perfeito, textura ideal e gosto irresistível para o churrasco do final de semana, não são notadas. 

O que mais tem relevância neste processo são as tecnologias aplicadas principalmente na nutrição bovina. Impacto direto na qualidade da carne, e no desenvolvimento das melhores características potenciais genéticas dos animais. 

Animais de confinamento recebem dieta específicas de terminação, onde ganham peso e distribuem gordura no entremeio dos músculos. A dieta balanceada, com minerais, volumosos e proteinados prescrita com as melhores matérias-primas, suportam grande parte do mérito da qualidade expressa na carne de alto padrão.

Mas de nada seria o esforço nutricional, se não fosse a expressão da genética em animais selecionados com matrizes campeãs. O fator genético eleva o patamar de um confinamento, e a tecnologia aplicada no manejo reprodutivo garante efetividade das intervenções e protocolos de crescimento e reposição do plantel.

A conta é: genética de qualidade + nutrição de primeira junto ao manejo adequado = carne de alto padrão!

Tecnologias aplicadas à campo na construção do pasto vigorosos e robustos para ofertar aos animais em período inicial da vida, também geram diferenciação no produto final.

Cada vez mais são observadas práticas sustentáveis e mais saudáveis para o cultivo do pasto. Tecnologias na adubação, onde os produtores podem apostar em adubos menos químicos e mais orgânicos, utilização também de tecnologias de precisão meteorológicas, que possibilitam o uso de pivôs para irrigação do pasto durante todo o ano.

 

Tecnologia de ponta aplicada cada vez mais em medicamentos veterinários, que permitem controle de doenças e manejos zootécnicos que deixam de realizar a aplicação em excesso de medicamentos antibióticos, que tem relação direta com a qualidade da carne. 
 
Os clientes e consumidores estão cada vez mais dispostos a comprar alimentos de produção sustentável, com maior valor nutricional e que cheguem mais próximos do que é orgânico e natural.
 
Carnes gourmet são realidade nos supermercados de bairro e também na mesa dos brasileiros. O patamar de exigência se elevou. Cada vez mais a demanda por carne personalizada (de alto padrão) se expressa. Produtores de carne já estão atentos às novas pedidas dos clientes, e se buscam aplicar em suas fazendas tecnologia de ponta que garantam a realização da produção em grande escala de carne alto padrão.
 
O mercado de defensivos, medicamentos, sementes  e outros envolvidos na cadeia produtiva pecuária e agrícola, investem bilhões de dólares por ano em estudos e produção de tecnologia que eleve o patamar da produção de alimento no mundo. Tudo isso gera mecanismos e opções mais assertivas e sustentáveis, para que empresas nacionais e multinacionais apliquem em sua cadeia produtiva, tecnologias de ponta para aumento da produção e manutenção da vida no mundo.
 
Aqui na Green Farming utilizamos o que há de mais moderno e acessível, para produzirmos pastos abundantes, nutrição e primeira e produto final de alta qualidade. 



Sobre o autor