Facebook Instagram Linkedin Youtube

Porque o SISBOV é tão essencial para a pecuária de alto padrão em carne Angus

Por Isabela Rocha
08 fevereiro 2021 - 09:59 | Atualizado em 08 fevereiro 2021 - 14:48

SISBOV

Quando falamos sobre SISBOV, muitas pessoas ainda carregam dúvidas sobre o impacto e a importância da aplicação do sistema a nível de controle da produção e produtividade.

Como experiência própria da Green Farming, trabalhamos com foco em precisão e aperfeiçoamento constante. Isso só é possível quando temos informações e dados seguros de cada animal dentro da fazenda.

Além disso, o SISBOV é utilizado como ferramenta de controle sanitário, e garante a origem certificada de qualidade para produtores que pretendem comercializar no mercado nacional e internacional. São portas abertas para alimentar o mundo!

SISBOV aliado a sistemas de gestão de rebanho


Na Green Farming utilizamos o software para gestão do gado JETBOV, onde através dos relatórios atualizados conseguimos verificar, entre outros, o estado de saúde atual dos animais, se todas as vacinas foram realizadas, em que estágio nutricional e ritmo de ganho de peso ele vem tomando, e também informações sobre a matéria-prima para nos auxiliar nos processos de melhorias.

Imagine poder garantir ao comprador dos nossos lotes de animais, que a qualidade vem desde a origem genética, também registrada, até a dieta balanceada aplicada em todo seu ciclo de vida!

Pois bem, isso é possível e é prática diária nas fazendas da Green Farming!

 

SISBOV e o impacto comercial/ econômico 

 

Em termos econômicos e comerciais, o SISBOV também se mostra aliado ao produtor de carne, tendo em vista que depois que os produtos são certificados e a qualidade confirmada, os frigoríficos exportadores tendem a pagar um preço mais alto pela carne.

E com razão, podendo acompanhar a procedência do produto e se certificar que é confiável, que os animais passaram por um rigoroso processo de qualidade antes de chegar até eles, tendem a priorizar o acordo comercial com esses produtores. Com isso o benefício na venda e o lucro aumentado, torna a prática de aplicação do sistema ainda melhor.

Mas os benefícios do rastreamento SISBOV vão além do bônus praticado pela indústria, pois os maiores ganhos estão da porteira para dentro, garantindo mais controle, gestão e qualidade nos processos através de rastreabilidade, alocação de custos e manejos direcionados a cada indivíduo ou lote específico. 

 

SISBOV e Brangus: a união necessária


A Associação Brasileira BRANGUS – ABB, entidade sem fins lucrativos, registrada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,  tem por objetivo promover a criação de animais Brangus e certificar suas cruzas. De animais puros sintéticos ou de cruzamentos.  

O protocolo de certificação SISBOV, no caso da Green Farming, tem por objetivo complementar os requisitos necessários para validação do selo de qualidade Angus, garantindo que os animais serão  sempre rastreados pelo SISBOV e que tenham origem de cruzamento com animais Brangus e/ou Angus registrados.

Lembrando que o Brangus é formado pelos grupamentos raciais de raça zebuína como: Nelore, Brahman, Tabapuã e Guzerá; e de raça européia: Aberdeen Angus e Red Angus.

A rastreabilidade com o SISBOV possibilita obter mais informações da procedência genética dos animais, desde que todos os produtores da Green Farming estejam integrados também ao SISBOV.

Para se produzir carne de qualidade, a genética Brangus e Angus são essenciais, mas garantir um manejo correto e processos eficazes são tão importantes quanto. E rastrear é fundamental.

O SISBOV neste caso facilita ainda mais o rastreio de origem e manejo, possibilitando uma abertura maior, ganho de autoridade e agilidade nas transações com órgãos responsáveis e demandantes nacionais ou internacionais.

Na Green Farming acompanhamos o que há de melhor a nível genético, de trato e operações com um objetivo principal:

Nos tornarmos o maior e melhor produtor de carne Angus do Brasil, e produzir aquilo que vamos comer!

Gostou deste conteúdo?

Compartilhe com quem você acredita que gostaria de ter acesso a essas informações.

#orgulhodesergreen #useBrangus #BranguséBrangus




Sobre o autor