Facebook Instagram Linkedin Youtube

Animais de sequestro e como a Green Farming garante uma arroba lucrativa em tempos de estiagem

Por Isabela Rocha
07 junho 2021 - 08:53 | Atualizado em 07 junho 2021 - 08:55

A estiagem antecipada foi realidade para a região do Triângulo Mineiro e boa parte do Brasil Central antes mesmo do previsto para o ano. 

A necessidade de sequestro dos animais em confinamento antes do tempo padrão representa a produção de uma arroba mais cara, quando se faz necessário o fornecimento de toda a dieta aos animais, seja dos volumosos e também dos concentrados. Além disso, há o desafio do fornecimento de fibra aos animais e uma dieta específica para que eles possam continuar a desenvolver a carcaça, tendo como composição da dieta uma taxa de volumoso acima de 15%.  

A falta de chuva reduz a recria a pasto, e se a taxa de lotação não é reduzida, os animais ficam desassistidos em momentos iniciais de desenvolvimento, deixando de expressar todo seu potencial genético e ainda tem baixo desempenho a vida toda. 

Como a Green Farming desenvolve estratégias para driblar externalidades como essas, e apoia o crescimento de seu plantel com o desafio de viabilizar o custo da  @ produzida, e ainda construir uma operação que beneficia o meio ambiente? 

Aqui na Green focamos muito em desenvolver a pastagem baseada em níveis satisfatórios de adubação química, e ainda priorizamos os ganhos de volume através de adubação orgânica, biológica, natural e sobretudo do manejo das pastagens estratégias de rotacionamento de pastos. Além disto, a correção e calagem das áreas é uma base fundamental de nossa estratégia.

A adubação orgânica e biológica não dispensa as correções de solo, mas quanto mais focamos em alcançar os níveis de nitrogênio, potássio, fósforo e micronutrientes através de fertilizantes com PH mais neutro, as vantagens para todo o ecossistema é sentida. 

Manter uma pastagem com cuidados anuais com o máximo de produtos naturais, potencializa o solo e a forragem por mais tempo, onde mesmo com a baixa de chuvas, observamos o horizonte com mais vigor. A flora e fauna agradecem!

Além disso, trabalhamos com pasto rotacionado, que proporciona menos desgaste e mantém a produção viável por mais tempo oferecendo aos animais alimento com maior nutrição e volume.

Ter uma estratégia nutricional para animais de recria a pasto é mais do que essencial. Com preços de insumos como nunca vistos antes, cada grama de comida servida ao gado deve ser monitorada. Animais de recria em confinamento requerem cuidados especiais para garantia de ganho de peso ideal durante todo o seu período na fazenda.

Vale a pena lembrar que na Green Farming, temos uma equipe de especialistas contando com zootecnistas, médicos veterinários e agrônomos que acompanham diariamente o desempenho dos lotes e garantem que estas estratégias de sequestro sejam eficientes e lucrativas.

Arroba cara é a arroba que não foi produzida por todos os animais em sua maior potência. Por isso, nos preocupamos individualmente com o ganho dos animais e procuramos garantir ganhos superavitários ano após ano. Mesmo em tempos de estiada. 

Lembrando que estaremos em uma das matérias do Globo Rural, nas próximas semanas, contando detalhes sobre nosso trabalho em tempos de estiagem, e abrindo o jogo sobre como ainda assim colhemos resultados de prestígio na nossa região.

Acompanhe a matéria e em seguida traremos o resumo das pontuações da fala dos nossos especialistas para vocês!

Aí na sua propriedade, como funciona o sequestro dos animais?

Supera as expectativas ou ainda tem o que melhorar?

Compartilhe conosco sua experiência.




Sobre o autor